sábado, 6 de abril de 2019

Força Magnética


Na física, a Força magnética (Fm), também chamada de Força de Lorentz, representa a força de atração e/ou repulsão exercida pelos ímãs ou objetos magnéticos.

Fórmula

Para calcular a intensidade da força magnética utiliza-se a seguinte fórmula:
F = |q| . v . B. sen θ
Onde,
F: força magnética
|q|: módulo da carga elétrica
v: velocidade da carga elétrica
B: campo magnético
sen θ: ângulo entre o vetor velocidade e o vetor campo magnético
Força MagnéticaCampo Magnético
Obs: No sistema internacional (SI) a unidade de medida para a força magnética é o Newton (N). O módulo da carga elétrica é Coulomb (C). A velocidade da carga elétrica é dada em metros por segundo (m/s). A intensidade do campo magnético é dado em tesla (T).
Leia também sobre o Imã.

Campo e Força Magnética

campo magnético representa um espaço onde existe uma concentração de magnetismo criado em torno das cargas magnéticas.
Já o chamado campo eletromagnético é o local onde existe uma concentração das cargas elétricas e magnéticas.
Força MagnéticaA ligação de um campo elétrico com um campo magnético produzem um campo eletromagnético
Nesse caso, a movimentação das cargas eletromagnéticas ocorre em forma de ondas, as chamadas “ondas eletromagnéticas”.

Força Magnética sobre Cargas Elétricas

As cargas elétricas em movimento atuam dentro de um campo magnético. Assim, quando uma carga elétrica está em movimento dentre de um campo magnético, ele terá uma força magnética atuando sobre ela.
A força magnética é proporcional ao valor da carga (q), ao módulo do campo magnético (B) e ao módulo da velocidade (v) com que a carga se move.
Força Magnética

Magnetismo


Magnetismo é a propriedade de atração repulsão de determinados metais e ímãs, que apresentam um polo positivo e outro negativo, caracterizados pelas “forças dipolo”.
Dessa forma, a propriedade chamada de “dipolo magnético” informa que os polos iguais se repelem e os polos opostos se atraem.

História do Magnetismo e do Eletromagnetismo

Sabe-se que o Magnetismo não é algo novo, uma vez que desde o século VII a. C. já eram utilizados seus conceitos; textos gregos apontam para a existência do magnetismo, propriedade de corpos presentes numa região denominada “Magnésia” e daí surgiu o nome da propriedade de atração e repulsão de determinados corpos.
Tales de Mileto, filósofo, físico e matemático grego (623 a.C. - 558 a.C.) foi quem observou a atração do ímã natural, a magnetita, com o ferro.
Além disso, a invenção da bússola, que permitiu o avanço das navegações, já era utilizada pelos chineses desde século VII. Acredita-se que além de um instrumento, eles utilizavam-na como símbolo de sorte ou um oráculo.
Alguns séculos depois, os estudos sobre o magnetismo e eletromagnetismo foram se expandindo. Isso aconteceu primeiramente em meados do século XIII, com Pierre Pelerin de Maricourt, o qual descreve sobre a bússola e as propriedades dos ímãs.
Por conseguinte, no século XVI, Willian Gilbert (1544-1603) concluiu que a terra era magnética. Era por esse motivo que as bússolas sempre apontavam para o sentido norte.
Em fins do século XVIII, Charles Coulomb (1736-1806) avançou nos estudos sobre eletricidade e magnetismo. Publicou a lei dos polos inversos de atração e repulsão entre as cargas elétricas.
No século XIX, Hans Christian Oersted (1777-1851) publica trabalhos sobre o eletromagnetismo e os campos elétricos.
Logo depois, entre 1821 e 1825, Andrè-Marie Ampère (1775-1836) realiza pesquisas sobre as correntes elétricas nos ímãs. Em homenagem a ele, o nome Ampère (A) foi eleita à unidade de medida da intensidade de corrente elétrica.
Entretanto, foi Joseph Henry (1797-1878) e Michael Faraday (1791-1867) que descobrem a indução eletromagnética.
Assim, 1865 foi o ano marco da era da eletricidade com a invenção do dínamo. Por meio da indução eletromagnética, o dínamo converte a energia mecânica em energia elétrica.

Ímã

ímã, íman ou magneto é um corpo magnético (ferros magnetizados, rochas magnéticas) dipolo, ou seja, possui dois polos.
Um dos polos é positivo e o outro é negativo. Eles possuem a propriedade de atrair outros corpos ferromagnéticos.
São encontrados na natureza, em alguns minerais com propriedade magnéticas, por exemplo, a magnetita, ímã natural que atrai o ferro.
Por outro lado, há o processo de fabricação dos ímãs artificiais, chamado de “imantação”, o qual ao corpo neutro é conferida a propriedade de atração magnética.
Note que o ferro e algumas ligas metálicas são corpos que se imantam mais facilmente. Por isso, os ímãs artificiais são muito importantes na fabricação de aparelhos eletrônicos, geradores elétricos, bússolas, dentre outros.

Magnetismo Terrestre

planeta Terra é considerado um grande ímã, dividido em dois polos (norte e sul), assemelhando-se a propriedade de dipolo magnético.
Essa descoberta foi feita no século XVI, a partir das pesquisas do físico inglês William Gilbert. Note que o polo norte é o campo magnético que sempre atrai a bússola, o que explica que a Terra comporta-se como um grande ímã que exerce força de atração na direção norte.

Campo Magnético


Campo Magnético é a concentração de magnetismo que é criado em torno de uma carga magnética num determinado espaço.
É o ímã que cria o campo magnético, da mesma forma como é a carga elétrica e a massa que, respectivamente, criam os campos elétrico e gravitacional.
Isso pode ser mostrado através da imagem de um vetor, um ímã, que é representado pelo vetor B. As linhas de indução partem dos vetores de indução magnética e dirigem-se do polo norte para o polo sul.
Campo Magnético
T, de Tesla é a unidade internacional de campo magnético.

Linhas do Campo Magnético

As linhas do campo magnético são tangentes, ou seja, elas não podem ser cortadas. Além disso, elas são curvas porque tem origem por mais do que uma massa. Isso porque os ímãs são dipolos e os seus polos - norte e sul - não podem ser separados.

Campo Magnético da Terra

Conhecido como campo geomagnético ou magnetosfera, o campo magnético terrestre surge do seu núcleo externo e pode ser percebido em toda o planeta.
Sua descoberta, uma das mais antigas, data do século XVI e foi feita por Willian Gilbert (1544-1603). Quando o físico reparou que as bússolas apontavam sempre para o norte, concluiu que, tal como um ímã, a Terra possuía os polos norte e sul.
O campo magnético terrestre protege a Terra da radiação solar, como se fosse um escudo, e é ele que torna possível viver nesse planeta.

Campo Eletromagnético

Campo eletromagnético é a concentração das cargas elétricas e magnéticas. Fenômeno estudado pela Física, a ligação entre eletricidade e magnetismo foi entendida e comprovada pelo físico James Clark Maxwell (1831-1879).
No campo eletromagnético, as cargas movimentam-se como ondas e, assim, são chamadas de onda eletromagnéticas. Exemplo disso é a luz.

terça-feira, 2 de abril de 2019

Terapia Magnética

O campo magnético em forma de pastilhas, inserido entre os relevos do perfilado, atua no corpo humano gerando uma nova energia, neutralizando o excesso de energia estática do corpo, responsável pela tensão muscular. Os magnetos atuam como relaxantes para os nervos, músculos, transformando-os em mecanismo para TERAPIA.
Benefícios da Terapia Magnética
Melhora a circulação sanguínea, melhora o abastecimento de nutrientes para cada parte do corpo, melhora o transporte de oxigênio, distribuindo hormônios para o corpo, sendo excelente para os seguintes casos:
Enxaqueca
Varizes
Hemorroidas
Cãibras
Prevenção contra pressão alta e baixa
Artrite
Regularização do intestino
Dormência nas pernas e as mãos
Desinteresse sexual
Peso na nuca, ombros
Insônia
Os magnetos atuam como relaxantes para os nervos e músculos, transformando-os em mecanismos para terapia, sendo excelentes para casos de:
Insônia
Dores na nuca, ombros e corpo
Esgotamento físico e mental (estresse)
Dores no nervo ciático
Dores lombares
Dores nas juntas

colchoesfotomagblog.blogspot.com

Os Benefícios do Magnetismo; Terapia magnética ou Magnetoterapia.


Imagem relacionada
Terapia magnética ou Magnetoterapia, como também é conhecida, é bem disseminada em todo mundo e considerada como medicina alternativa devido a sua eficácia não comprovada nos órgãos reguladores de medicina. São diversos tratamentos alternativos e produtos que prometem alívio de dores, emagrecimento e até a cura de algumas doenças.
A terapia magnética é baseada na ideia de que nosso corpo forma um campo magnético que reage aos ímãs quando os aproximamos. Essa ideia tem fundamento no fato do nosso corpo possuir certa porcentagem de ferro no sangue e que, junto com os íons de células e das próprias células, esses três componentes formam sozinhos um campo magnético próprio do nosso corpo. Na teoria, quando aproximamos um ímã de Neodímio, por exemplo, em uma área dolorida, sangue fresco oxigenado é atraído para o local ajudando a diminuir a acidez diminuindo e/ou curando a dor.
São diversos produtos à venda que promovem benefícios relacionados ao uso do magnetismo: colchão magnético, sandálias magnéticas , palmilha magnética , colar cervical magnético , indutor magnético, pulseira magnética, magnetizadores de água, entre muitos outros.

As Vantagens 
Antes de compreender o método pelo qual o ímã é usado no tratamento, é essencial entender as vantagens da mesma. Neste contexto, a utilização do bio-ímã é vantajosa, pois:
1. Aliviam a causa da dor, não apenas os sintomas.
2. Eles são seguros. Não têm efeitos colaterais conhecidos em nossos corpos, pois já vivem no campo magnético natural da Terra.
3. Simplicidade. Qualquer um pode usá-los na privacidade da sua própria casa.
4. Você não tem que comprar outro ímã, ou marcar outra consulta todos os meses!
5. São acessíveis. Qualquer um pode usá-los, muitas vezes, por anos.
Processo de Tratamento e Tipos de Ímãs
Estimulação
Coloque um ímã que é maior que a área a ser tratada. Você pode obter ímãs de diversos formatos e tamanhos. Estes podem ser dos seguintes tipos:
1. Ímãs Flexíveis – São projetados para caber em torno das curvas do corpo.
2. Discos magnéticos – Discos magnéticos são geralmente colocados sobre área a ser curada.

3. Blocos magnéticos – São muito poderosos e sua ação podem penetrar a fundo. Eles são usados para tratar os órgãos do corpo.
Benefícios
A apreciação dos cientistas a partir de inúmeras experiências no campo do biomagnetismo podem ser resumidas como abaixo:
1. Os sistemas vivos são muito sensíveis a campos magnéticos e o efeito magnético atinge todas as células do organismo em virtude do seu caráter altamente penetrante do magnetismo.
2. Como o corpo inteiro está repleto de energia elétrica e existem campos magnéticos em cada parte dele, os ímãs se aplicado corretamente, exercer um efeito positivo sobre o padrão de resposta elétrica do organismo.
3. Efeitos sobre o hemograma e nos eritrócitos (glóbulos vermelhos), a velocidade de sedimentação (VS) é resultado da exposição do organismo a um campo magnético, que inicia alterações bioquímicas.
4. Melhora qualitativa e quantitativa dos efeitos de um campo magnético são visíveis nos tecidos e no metabolismo celular.

5. Foi confirmado que a proliferação fibroblastos (um tipo de célula presente no tecido) e a fibrose (formação excessiva de tecidos) são reduzidos com campos magnéticos.
6. Um campo magnético pode exercer influência direta sobre o diencéfalo (parte posterior do cérebro que controla o sistema endócrino) e parte anterior do cérebro.
7. O tratamento magnético tem um efeito estabilizador sobre o código genético.
8. Um campo magnético produz predominante efeito inibitório. Em outras palavras, impede que uma doença se desenvolva e se espalhe.
9. O magnetismo afeta todas as células e tecidos do corpo do organismo, devido ao seu caráter altamente difundido.
Estes achados de vários pesquisadores que vivem em diferentes países percorreu um longo caminho para estabelecer a utilidade terapêutica do magnetismo e explicar até certo ponto, como e por que um campo magnético é capaz de curar uma série de doenças humanas, sem qualquer ajuda de medicamentos.
Imagem relacionada





  • Melhora da qualidade da circulação sanguínea

  • Ajuda a eliminar a energia estática

  • Ajuda a relaxar os músculos e descontrair os nervos

  • Colabora e acelera o processo de cicatrização óssea

  • Alivia as dores e reduz inchaços

  • Auxilia na diminuição da tensão nervosa.  Etc.:

quinta-feira, 28 de março de 2019